top of page
pexels-adam-lukac-773958.jpg
coffee-bean-berry-ripening-on-coffee-farm.jpg

6º Concurso de Cafés Especiais
da Região de Garça

Safra 2023 - 2024

Contato:

(14) 99703 3542

Email

Inscrições:

A inscrição deve ser presencial no
Conab - Cia Nacional de Abastecimento - Garça

Av. Dr. Gastão Vidigal, 360 - Vila Salgueiro, Garça - SP, 17860-000

Valor da inscrição: Gratuita

Premiação:
Os premiados de cada categoria, serão bonificados com os valores.

Regulamento e Inscrição do Concurso 2023 - 6º CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS DA REGIÃO DE GARÇA

ARTIGO 1º: O Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Garça é realizado pelo CONSELHO DO CAFÉ DA REGIAO DE GARÇA - CONGARÇA para selecionar os melhores Cafés da Região de Garça e incentivar os produtores na melhoria contínua de qualidade.

 

ARTIGO 2º: Poderão participar do concurso somente os produtores de cafés estabelecidos na Região de Garça, pertencentes a delimitação da Indicação de Procedência, que tenham propriedades nos municípios: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Galia, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Em nenhuma hipótese as amostras de café inscritas poderão ser de terceiros.

 

ARTIGO 3º: O Concurso será realizado em 3 (três) diferentes categorias, a saber:

 

Categoria 1 – Cafés arábicas preparados por via seca – NATURAL (sistema pelo qual o café recém-colhido, lavado ou não, é levado para o terreiro para secar ao sol e/ou para o secador).

 

Categoria 2 – Cafés arábicas preparados por via úmida – CEREJA DESCASCADO (sistema em que são lavados e separados os frutos verdes dos maduros, que passam então por um descascador seguindo posteriormente para a secagem).

 

Categoria 3 – Cafés arábicas preparados por fermentação – FERMENTAÇÃO INDUZIDA ou CONTROLADA (onde os frutos, na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados, são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações, igual ou superior a 10 horas contínuas ou intermitentes, em processos aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos).

 

ARTIGO 4º: O produtor, pessoa física ou jurídica, poderá se inscrever gratuitamente com apenas uma amostra por categoria descrita no ARTIGO 3º.

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Serão premiadas as amostras com maior pontuação, do 1º (primeiro) ao 3º (terceiro) colocados, por categoria.

 

ARTIGO 5º: A amostra inscrita deve conter no mínimo 05 (cinco) kg de café preparado de acordo com padrão SCA - Specialty Coffee Association.

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Amostras no padrão SCA devem ser: tipo 2/3 para melhor, peneiras 16 acima, teor de umidade entre 11 e 12%.

 

ARTIGO 6º: Só serão aceitos no concurso cafés safra 2023/2024.

 

ARTIGO 7º: O concurso será realizado em 3 (três) etapas, a seguir:

1ª Etapa – Envio das amostras: o produtor deverá depositar a amostra de café de acordo com o

 

ARTIGO 5º, em embalagem própria para esta finalidade, até o dia 21 de setembro de 2023 na CONAB de Garça situada na Av. Dr. Gastão Vidigal, 360, Vila Salgueiro, entregando e/ou preenchendo a ficha de inscrição no local. A ficha de inscrição deve estar assinada pelo responsável com o termo de conhecimento e concordância do regulamento do concurso. As amostras recebidas serão estocadas e codificadas por um membro da CONAB. Posteriormente, um membro da Comissão Organizadora irá ao armazém auditar e recolher 2 (dois) kg de amostra preparada de cada lote para a etapa seguinte.

 

2ª Etapa – Pré-seleção das amostras: todas as amostras deverão estar de acordo com padrão SCA especificado no PARAGRAFO ÚNICO do ARTIGO 5º. Cafés fora destas características serão desclassificados. Esta etapa será realizada pela Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Café) em Varginha/ MG. Após a pré-seleção das amostras, os lotes serão organizados e codificados para serem analisados pela Comissão Julgadora.

 

3ª Etapa – Classificação das amostras: após a pré-seleção, as amostras serão avaliadas em relação a qualidade da bebida por juízes sensoriais selecionados pela ABCD Café. O Julgamento das amostras será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2023 em Varginha/ MG pela ABCD Café. Os participantes deverão sujeitar-se às decisões da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora, que serão definitivas e irrecorríveis.

 

ARTIGO 8º: A Comissão Julgadora será integrada por no mínimo 7 (sete) juízes, degustadores de café, de reputação nacional e internacional, que julgarão as amostras quanto à qualidade, utilizando os protocolos de avaliação de cafés especiais SCA.

 

ARTIGO 9º: Os membros da Comissão Organizadora não poderão concorrer no concurso.

 

ARTIGO 10º Serão premiados do 1º (primeiro) ao 3º (terceiro) colocados de cada categoria, Natural, Cereja Descascado ou Fermentação Induzida, as amostras enviadas por diferentes propriedades e/ou produtor;

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Os finalistas e vencedores permitem e autorizam, desde já, o uso de seu nome, contato, imagem e som de voz na comunicação e divulgação do CONGARÇA e do prêmio, sem qualquer ônus para a empresa ou seus contratados.

 

ARTIGO 11º: A cerimônia de premiação será realizada durante o evento de encerramento do concurso, no dia 06 de outubro de 2023, horário a ser definido, dentro do evento “Tecnocafé”.

 

ARTIGO 12º: A Comissão Organizadora, eleita pela diretoria do CONGARCA, decidirá a respeito de casos omissos neste regulamento ou pendências que venham a se constituir ao longo do concurso - tais decisões serão definitivas e irrecorríveis.

 

ARTIGO 13º: Os participantes, ao assinarem a ficha de inscrição, na livre manifestação de suas vontades, aceitam todas as condições deste regulamento.

Vencedores do 5º Concurso de Cafés Especiais
da Região de Garça - 2022

Confira os produtores colocados nas duas categorias e suas respectivas pontuações:

WhatsApp Image 2022-09-09 at 10.44.21.jpeg

Categoria: Cereja Descascado

1º Lugar : Cassiano Terciotti Tosta com 81,85 pontos.

2º Lugar: Flavio Aparecido Peres com 81,8 pontos.
3º Lugar: Agropecuária Santa Clara de Garça - A5 com 81,25 pontos.
4º Lugar: Francisco Antonio Tosta com 80,9 pontos. 
5º Lugar: Albino Moreira Alves com 80,6 pontos (Desempate Sabor - Juiz Alex 7,25).
6º Lugar: Antonio Calmon Du Pin com 80,6 pontos
(Desempate Sabor - Juiz Alex 6,75).
7º Lugar: Albino Moreira Alves - A4 com 80,5 pontos.
8º Lugar: Albino Moreira Alves - A1 com  80,4 pontos
(Desempate Sabor - Juiz Alex 7,0).
9º Lugar: Willson Shimizu com 80,4 pontos
(Desempate Sabor - Juiz Alex 6,75).
10º Lugar: Agropecuária Santa Clara de Garça - A3 com 80,25 pontos. (Desempate Sabor - Juiz Alex 7,25).
11º Lugar: Plinio Antonio Cabrini com 80,25 pontos
(Desempate Sabor - Juiz Alex 7,0).

WhatsApp Image 2022-09-09 at 10.44.21(2).jpeg

Categoria: Café
Natural

1º Lugar : José Estevão Giacomini com 82,1 pontos.
2 Lugar: Roberto Justos Fernandes com 81,6 pontos.
3º Lugar: Cassiano Terciotti Tosta com 81,0 pontos.

4º Lugar: Fernando Jacob Neubern com 80,85 pontos.
5º Lugar Flávio Aparecido Peres com 80,7 pontos.
6º Lugar: Guilherme Mastrantonio Miranda com 80,5 pontos.
7º Lugar: Francisco Antonio Tosta com 80,25 pontos (Desempate Sabor - Juiz Alex 7,25)
8º Lugar : Jaime Santos Miranda  com 80,25 pontos.
(Desempate Sabor - Juiz Alex 6,75)
9º Lugar: Cassiano Terciotti Tosta  com 80,15 pontos.
10º Decio Ademir Ubeda Lamera com 80 pontos.

Região de Garça

A Tecnocafé recebe apoio dos cafeicultores locais, conheça um pouco mais de nossa região.

logo regiao cafe.png
vista-aerea-da-plantacao-de-cafe-em-minas-gerais-brasil_70216-5437.jpg
bottom of page